فريد قبطاني
Farid Gabteni
Excertos :
«…A nona edição que completa o seu livro “O Sol levanta-se a ocidente” (…) reflete o seu interesse profundo pela nobreza do Corão, pelo Islão e pela difusão de valores de pacifismo entre todos os povos com as respetivas diferenças nacionais, étnicas, sociais e culturais. Desejamos-lhe muitos sucessos e um êxito continuado…» (Tradução)
Salah Ibn Ghanim, Ministro da Cultura e do Desporto
Doha (Estado do Catar), 13 de dezembro de 2018
* * *
«…Louvo a profundidade da investigação levada a cabo para a realização deste livro, o qual, espero, poderá contribuir para apreender o Islão como uma religião de paz…» (Tradução)
Dr. Hotmangaradja Pandjaitan, Embaixador da República da Indonésia na França
Paris (França), 13 de dezembro de 2018
* * *
«…É com muita honra que lhe transmito os meus agradecimentos e a minha gratidão por me ter oferecido a sua edição “O Sol nasce a Oeste” na versão árabe e na francesa, e também aproveito para lhe manifestar a minha grande consideração pelo seu esforço científico, desejando-lhe que faça mais realizações e obtenha mais doações…» (Tradução)
Pr. Hédi Bel Hadj Salah, Presidente da Universidade de Monastir
Monastir (Tunísia), 07 de novembro de 2018
* * *
«…Este livro oferece inúmeras informações novas e fatos científicos, além de apresentar uma leitura moderna da mensagem eterna do Islão. Reiterando-lhe mais uma vez os meus agradecimentos e gratidão, incito-o a prosseguir o estudo e a pesquisa nessa direção para esclarecer as pessoas e dar-lhes a conhecer os objetivos nobres e humanistas do Islão…» (Tradução)
Chakib Benmoussa, Embaixador de Sua Alteza o Rei de Marrocos na França (Reino de Marrocos)
Paris (França), 24 de outubro de 2018
* * *
«…dou grande apreço à sua determinação de apoiar a luta contra o fanatismo e contra o extremismo através das suas obras…» (Tradução)
Jamie D. McCourt, Embaixador dos Estados-Unidos na República Francesa e no Principado do Mónaco
Paris (França), 24 de outubro de 2018
* * *
«…Este livro surge no momento certo, numa época em que a tendência é fazer uma amálgama, quando certos espíritos fracos ou mal-intencionados confundem Islão com extremismo. Esta obra, pela sua seriedade e pelo trabalho considerável, contribuirá para o esclarecimento das consciências e para restituir ao Islão a sua nobreza…»
Mohamed Soulaimana, Embaixador da União das Comores na França
Paris (França), 22 de outubro de 2018
* * *
«…a sua obra de grande valor visa consolidar a visão da verdadeira tolerância islâmica e combater as causas da ignorância e do subdesenvolvimento no seio da sociedade islâmica, contra os fenómenos subsequentes que perpetuam a incompreensão do Islão, tanto nos países árabes, como nos muçulmanos e no resto do mundo, subestimando deste modo o pensamento humanista universal nele contido e endereçado a toda a humanidade…» (Tradução)
Sami Mohammed al-Sulayman, Embaixador do Estado do Kowait em Paris
Paris (França), 16 de outubro de 2018
* * *
«…Gostaria de felicitá-lo pelo seu empenho na investigação, digno de respeito, a fim de evidenciar a singularidade dos textos corânicos, a sua dimensão subjugadora, a sua coerência e a sua harmonia, através de uma abordagem científica fundamentada. Desejo-lhe pleno sucesso para continuar a apresentar novas obras que contribuam para servir a nossa verdadeira religião…» (Tradução)
Ihab Badaoui, Embaixador da República Árabe do Egito em Paris
Paris (França), 15 de outubro de 2018
* * *
« … e estou seguro que esse trabalho irá enriquecer a biblioteca árabe e islâmica, e até a internacional, graças à abundância de informações e análises nele contidas; o leitor poderá indagar da face luminosa da nossa verdadeira religião, da riqueza da nossa cultura e da singularidade da nossa civilização…» (Tradução)
Embaixador Hassi Ibrahim, Diretor do Centro Cultural Argelino em Paris
Paris (França), 10 de outubro de 2018
* * *
“… Um verdadeiro tratado contra o obscurantismo, seu livro expõe com claridade e rigor um Islão profundamente generoso e humanista, capaz de concordar com os fundamentos mais essenciais de nossa República. Este Islão que não é monopolizado e pervertido pelo extremismo, praticado por uma maioria de muçulmanos na França, é o Islão sobre o qual devemos apoiar-nos. Seu trabalho contribui, deste modo, para um diálogo frutífero entre as religiões e, mais ainda, para uma forma de viverem juntos renovada … ”
Anne Hidalgo, Prefeita de Paris
Paris (França), 11 de outubro de 2017
* * *
“Caro Professor,
Esta semana, recebi uma encomenda com o seu livro mais recente intitulado “Le Soleil se lève à l’Occident” (O Sol levanta-se a ocidente), e a versão em Inglês (The Sun Rises in the West). Aproveito a ocasião para o parabenizar pela realização do estudo estatístico e numérico do texto do Alcorão, que se tornou uma referência mundial. Gostaria também de o felicitar pela qualidade e profundidade deste trabalho que é sem dúvida um grande avanço nesta área e vai servir certamente para consolidar uma síntese do Islão. Foi por essa razão que citei o seu trabalho no meu artigo “Sobre os aspectos científicos do Alcorão”.”
Professor Kamel Ben Salem, Faculdade de Ciências de Tunis
El Manar II Tunis (Tunísia), 21 de junho de 2017
* * *
“… Sua dedicação para enviar uma mensagem positiva para o mundo grandemente é apreciada… ”
Helga Bandion, chefe de questões políticas gerais, o protocolo da Chancelaria Federal da Áustria
Viena (Áustria), 19 de junho de 2017
* * *
“Através de uma atitude aplicada e demonstrativa das Leituras do Corão, a sua obra contribui para a desconstrução de certos preconceitos sobre o Islão e formula uma argumentação irrefutável contra o obscurantismo. Iniciativas como a publicação do seu livro previnem simplificações perigosas e lutam contra as apologias do ódio.”
Eric Falt, Subdiretor Geral para o setor de Relações Exteriores e Informação Pública
UNESCO, Paris (França), 15 de junho de 2017
* * *
“… O seu livro aborda a questão da diversidade cultural da humanidade no âmbito da fé e da ciência e fornece uma visão útil e uma melhor compreensão sobre as religiões. Partilhamos os mesmos valores de respeito pelas diferentes culturas e religiões e pelas pessoas de diversas origens; Valores esses que são essenciais, hoje em dia, numa sociedade moderna. Muitos parabéns pelo novo livro e continuação de muito sucesso no futuro ..”
Nicos Anastasiades, Presidente da República de Chipre
Nicósia (Chipre), 6 de junho de 2017
* * *
“Querido amigo… Sua Majestade pediu-me para transmitir-lhe, em seu nome, os seus agradecimentos e enviar-lhe cumprimentos, o que faço com imenso prazer.”
Emilio Tomé de La Vega, O Chefe de Gabinete do planeamento e da coordenação, Para Sua Majestade Filipe VI, Rei de Espanha
Palácio do Zarzuela, Madrid (Espanha), 5 de junho de 2017
* * *
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
Senhor e Senhora Emmanuel MACRONAgradecemos-lhes sinceramente pelo envio dos vossos livros, que muito nos sensibilizaram, B.Macron. (Manuscrito)
Paris (França), 31 de maio de 2017
* * *
“… Esta obra destina-se a todas as crenças, opiniões e procedimentos filosóficos. De facto, a problemática abordada pelo vosso estudo incita à reflexão e à meditação. Cada pessoa, qualquer que seja a sua crença, ganha em seguir o vosso procedimento e este a fim de permitir uma compreensão e um respeito mútuo da multiplicidade cultural da humanidade. Enquanto responsável por uma instituição universitária, que em acréscimo é de um país muçulmano, apenas posso felicitá-lo pelo trabalho realizado e encorajá-lo a perseverar nesta direção. Enquanto professor de universidade eu considero o seu procedimento racional, numa palavra, científica.”
Pr. Ahmed Bouras, Reitor da universidade Larbi Ben M’Hidi
Oum El Bouaghi (Algéria), 25 de julho de 2016
* * *
“… venho manifestar as minhas felicitações pela a qualidade desta obra que contribuirá sem qualquer dúvida para a difusão dos grandes valores Universais do Islão”
Idriss Mansouri, Presidente da Universidade Hassan II de Casablanca
Casablanca (Marrocos), 7 de junho de 2016* * *
“Felicito-o pela publicação da sua obra intitulada “Le soleil se lève à l’Occident” e agradeço-lhe pela sua oferta, nomeadamente pela exposição e análise lógica dos problemas das nossas sociedades atuais. Defendeu no seu livro os valores universais e humanos com um metido científico e lógico e através de uma pesquisa minuciosa e notável. Queira aceitar a expressão do meu profundo respeito”
Mahjoub Aouni, Presidente da Universidade de Monastir
Monastir (Tunísia), 18 de maio de 2016
* * *
“Esta nova publicação que vem enriquecer a sua produção intelectual, contribui com uma esclarecimento útil sobre Islão e a mensagem de paz, de amor e de tolerância que ele veicula. Eu manifesto-lhes as minhas mais vivas felicitações pela qualidade da obra e saúdo o seu compromisso em favor da busca do saber, fonte de progresso social, económico e cultural.”
Roch Marc Christian Kaboré, Presidente do Faso
Ouagadougou (Burkina Faso), 11 de maio de 2016
* * *
“Agradeço-lhe ter tido a amabilidade de me oferecer a sua obra erudita “Le Soleil se lève à l’Occident” que visa promover a mensagem original do Islão numa perspetiva que restitui o vínculo entre a fé e a ciência. Felicitando-o igualmente pela qualidade do seu esforço exegético, encorajo-o a prosseguir as suas investigações numa luz de um espírito que valorize a amplitude das luzes do Alcorão. Queira aceitar, aqui, a expressão das minhas saudações fraternas.”Abdelmalek Sellal, Primeiro-ministro da República Algeriana Democrática e Popular
Alger (Argélia), 11 de maio de 2016
* * *
” Recebi com uma grande consideração e uma profunda gratidão um exemplar da nova edição da sua obra intitulada, “le soleil se lève à l’Occident”. E tenho o prazer de lhe exprimir o meu profundo reconhecimento e os meus agradecimentos sinceros por esta agradável atenção. Reconheço-lhe os seus grandes esforços com a finalidade de transmitir a verdadeira imagem do Islão de para a imagem pública internacional. Desejo-lhe o sucesso em ainda mais contribuições valiosas. Queira aceitar a expressão do meu profundo respeito.”Professor Tahar Hadjar, Ministro do ensino superior e da investigação científica da República Algeriana Democrática e Popular
Argel (Argélia), 10 de maio de 2016* * *
“… Este trabalho notável, declinado em três tomos, é uma obra documentada, rica e bem encaminhada de acordo com as suas convicções (…) Esta publicação vai contribuir para enriquecer os fundos da instituição em livros de referência à disposição dos investigadores …”
Driss Khrouz, Diretor da Biblioteca Nacional do Reino de Marrocos
Rabat (Marrocos), 10 de maio de 2016* * *
“… Quero manifestar-lhe a estima que tenho por todos aqueles que, como você, você contribuem para um conhecimento mais profundo e mais justo das religiões. O seu livro participa numa luta contra o obscurantismo e os seus desvios. Formulo votos que encontre o público que o saiba merecer e que obtenha um grande sucesso.”
Jack Lang, Presidente do Instituto do Mundo Árabe
Paris (França), 3 de maio de 2016
* * *
“… A sua obra será uma fonte inesgotável para qualquer letrado em busca, não apenas para as suas respostas no plano escatológico mas, de forma mais simples, para a sua dimensão pacifista e lenitiva, no que ela permite, graças à descoberta e ao conhecimento do Outro, a dissipação dos preconceitos e dos medos para uma concórdia dos povos.”
Bassirou Sène, Embaixador do Senegal em França
Paris (França), 29 de abril de 2016
* * *
“… As violações à diversidade cultural e à liberdade religiosa constituem violações dos direitos humanos inalienáveis, ao mesmo tempo que ameaçam os fundamentos das nossas sociedades, o seu tecido social, a sua coesão. De igual modo, eu felicito-o sinceramente pelo seu compromisso, sinónimo de um autêntico apelo rigoroso e científico em favor da promoção e da defesa dos valores universais que estão no âmago da missão da UNESCO e que defendem a visão de uma humanidade acolhendo as culturas e as religiões no seu pluralismo e na sua riqueza – uma humanidade em que o respeito mútuo e o viver em conjunto de forma harmoniosa seja uma busca no quotidiano …”
Irina Bokova, Diretora Geral da UNESCO
Paris (França), 28 de abril de 2016
* * *
“…”Le Soleil se lève à l’Occident : Science para l’Heure”, tornado numa referência mundial. Na confluência da linguística e do numérico, foi beber à fonte infinita do Alcorão para demonstrar, com clareza, a natureza simultaneamente eterna e infalível da Palavra de Deus. Além das divisórias e dos dogmas, num impulso louvável de generosidade intelectual, soube alargar o espetro da sua pesquisa aos Livros Sagrados do monoteísmo, para atingir resultados que contribuem para a consolidação de um Islão de síntese (…).Exprimindo-lhe as minhas vivas felicitações pela qualidade e a profundidade desta obra, peço-lhe que aceite, Professor, a expressão da minha maior consideração.”Abdoul Mbaye, Primeiro-ministro da República do Senegal
Dakar (Senegal), 15 de maio de 2012
* * *
“… Eu felicito-o pela coragem, o método e algumas das suas conclusões. É um esforço a seguir seguramente e você dá pistas por vezes inesperadas sobre o texto corânico…”Abdelwahab Bouhdiba, Presidente da Academia Tunisina das Ciências, das Letras e das Artes “Beit Al-Hikma”
Cartagena (Tunísia), 12 de setembro de 2000
* * *
“… A sua obra associa a ciência e o rigor matemático à descoberta da fé religiosa. Assim contribui com uma luz suplementar ao conhecimento do Alcorão e multiplique as provas matemáticas e físicas da sua modernidade e da sua coerência …”Hassen M. Fodha, Diretor do Centro de Informação das Nações Unidas
Paris (França), 18 de agosto de 2000
* * *
“… Nós agradecemos-lhe pelo seu profundo interesse e o seu encaminhamento abençoado … no seu livro “Le Soleil se lève à l’Occident – Science para l’Heure” … orando a Deus para permitir-lhe mais investimento e de dom e que Ele vos ajude a sustentar a Sua Religião e a elevar a Sua Palavra …”Sheiks Ahmad ben Hamad Al Khalili, Mufti general do Sultanato de Oman
Oman, 8 de agosto de 2000* * *
” … Eu quero presenteá-lo com um grande obrigado… para os esforços que prodigou com o intuito de difundir a ciência e o conhecimento …”Ammar Sakhri, Ministro do ensino superior e da investigação científica da Republica Argeliana Democrática e Popular
Argel (Argélia), 11 de junho de 2000
* * *
“… Esta obra permanecerá uma dívida que incumbe todos os que se interessam pelos estudos corânicos de modo a que se preocupem como uma nova abertura, ao mesmo título que deveriam interessar-se todos os que trabalham com a metafísica …”Doutor Abdel-Hadi Tazi, Membro da Academia Real de Marrocos
Rabat (Marrocos), 6 de junho de 2000
* * *
” … Não podemos deixar de fazer uma vénia perante a qualidade da sua obra e a longa lista de palavras de apreço e agradecimento que recebeu, emanando de personalidades eruditas. Mistério da fé, como o mistério dos números são certamente de origem divina; investigar cientificamente um denominador comum demonstra seguramente um espírito superior…”Raymond Biancheri, o Conselheiro do Gabinete de S.A.S. O Príncipe do Mónaco
Mónaco, 31 de maio de 2000
* * *
“… É certamente um acontecimento único no seu género, e um esforço a agradecer e sem precedente. Que Deus o abençoe para o apelo à Unicidade e para propagar a mensagem celeste com um novo estilo e uma persuasão distinta. Orando a Deus que a sua obra realize sua finalidade e que Ele o gratifique da melhor atribuição…”Doutor Saleh Awadh Omar Aram, Reitor da Ajman University of Science and Technology
Ajman (Emirados Árabes Unidos), 14 de maio de 2000* * *
“… Agradeço-lhe infinitamente pelo esforço abençoado que forneceu na sua obra de valor que suscita a reflexão e a meditação…”Dr. Larbi Kechat, Reitor da Mesquita Adda’wa
Paris (França), 3 de maio de 2000
* * *
“… Formulando votos para a sua ação e assegurando-o do meu apoio …”Dr. Dalil Boubakeur, Reitor do Instituto Muçulmano da Mesquita de Paris
Paris (França), 18 de abril de 2000
* * *
” … Nós agradecemos-lhe por esta contribuição científica, que confirma mais uma vez o milagre do nosso Alcorão Generoso…” (traduction)Moulay Rachid, Príncipe de Marrocos
Rabat (Marrocos), 27 de março de 2000* * *
“… Nós Queremos agradecer-lhe pela apresentação a Nossa Majestade deste trabalho intelectual, que denota um esforço, uma meditação, e um cúmulo de Fé e de Verdades do Invisível introduzidas pelos Livros Celestes e que exprime o Alcorão Generoso que os domina todos. Deus Gratifica para si a sua obra e que Ele o Acompanhe na prossecução de ainda mais ao serviço da Convicção. E receba da Nossa parte a bela saudação e a melhor oração…”
Mohammed VI, Rei de Marrocos
Rabat (Marrocos), 15 de março de 2000
* * *
” …Pedido ao Todo-Poderoso que o acompanhe nas suas investigações da verdade, Sua Santidade implora as Bênçãos divinas sobre vos e todos os que lhe são queridos… ”Monsenhor P. Lopez Quintana, Secretariado de Estado do Vaticano
O Vaticano, 11 de setembro de 1999* * *
” …O Secretário-geral nutre um grande interesse por todas as culturas e religiões representadas no seio da Organização das Nações Unidas (…) É com muito interesse que nós tomámos conhecimento dos trabalhos expostos na sua obra. Nós encorajamo-lo no prosseguimento das suas pesquisas… ”Gillian Martin Sorensen, Sub-Secretário Geral das Relações Exteriores das Nações Unidas
Nova Iorque (Estados Unidos), 4 de agosto de 1999
* * *
” …Basta iniciar um parágrafo para ter vontade de continuar a ler (…) A sua obra revela mundos desconhecidos e permite descobrir verdades escondidas através das palavras, das letras. A linguagem dos números falou e revela-se extremamente revelador (…) A sua obra merece amplamente ser conhecida de um grande público… ”Moïse Cohen, Presidente do Consistório Israelita de Paris
Paris (França), 29 de julho de 1999
* * *
” …Aqui está, com efeito, uma obra que certamente constituirá um marco importante, na medida em que vai marcar com um marco indelével e revolucionar as perspetivas do corpo científico sobre os textos religiosos antigos e particularmente sobre o Alcorão, Livro do Islão (…) Os seus trabalhos publicados neste livro são os primeiros sobre o fenómeno numérico no Alcorão a estar tão completos e a levantar o véu sobre o tema. Eles são de igual modo os primeiros à poder ser qualificados de científicos… ”Jean Dubreucq, Presidente do Centro Internacional de Investigação Científica (C.I.R.S.)
Paris (França), 18 de julho de 1999
* * *
” …Esta obra, de uma rara qualidade, constitui um testemunho poderoso, de elevado alcance religioso sobre a perfeição do Alcorão. Quero prestar uma vibrante homenagem a investigador de talento, exegeta rigoroso e inspirado que é. A sua abordagem é uma contribuição essencial para uma melhor compreensão do caráter sagrado, irredutível e transtemporal do Sanot Qoran… ”
Abdou Diouf, Presidente da República do Senegal (1981-2000)
Dakar (Senegal), 23 de abril de 1998
Citemos igualmente as felicitações e as palavras de encorajamento de :
Pr. Noureddine Melikechi, reitor da Kennedy School of Science. Universidade de Massachusetts Lowell, Massachusetts – EUA
21/11/2018
Dr. Marc Tessier-Lavigne, Presidente da Universidade Stanford. Escritório do Presidente, Palo Alto, Califórnia – EUA.
03/08/2017
Pr. Drew Gilpin Faust, Presidente da universidade de Harvard. Amy Fantasy, Diretora da correspondência presidencial, Cambridge, Massachusetts – EUA.
03/07/2017
Dr. Farouk El-Baz, Diretor do Centro por Teledetecção, Universidade de Boston, Massachusetts – EUA.
25/06/2017
Pr. Yahia Boughaleb, Presidente da Universidade Chouaib Doukkali El Jadida – Marrocos.
03/06/2016
18/10/2018
P. Germanos Germanos, O.A.M, Reitor da Universidade Antonine, Baadba – Líbano.
12/05/2016
Doutor Ali Kettani, Presidente da Universidade Islâmica Internacional Averroes de Al-Andalus, Córdoba – Espanha.
31/07/2000
S.E. Professor, Doutor Nassir El-Din El-Assad, Presidente da Royal Academy for Islamic Civilization Research, Amman – Reino Hachémita de Jordânia.
17/05/2000
Professor, Doutor Ali Abdullah Al-Shamlan, Diretor Geral da Kuwait Foundation For The Advancement of Sciences, Safat – Emirato du Koweït.
22/12/1999 – 17/04/2000
Professor Abdullah ben Mohammad Al-Faisal, Presidente de la King Saud University, Riyadh – Reino da Arábia Saudita.
17/04/2000
Professor Yahya Mahmoud ben Junaid, Secretária Geral do King Faisal Center for Research and Islamic Studies, Riyadh – Reino d’Arábia Saudita.
17/04/2000
Professor, Doutor Faiza Mohammed Al-Kharafi, Reitora da Kuwait University, Safat – Emirat du Koweït.
12/04/2000
Doutor Saleh ben Abdurrahman Al-Athel, Presidente de la King Abdulaziz City for Science and Technology, Riyadh – Reino d’Arábia Saudita.
11/04/2000
O Engenheiro Moneef R. Al-Zou’bi, Diretor Geral da Academie Islâmica das Ciências, Amman – Reino Hachémite de Jordanie.
09/04/2000
Doutor Abdul-Aziz ben Abdullah Ad-Dukhayyil, Reitor da King Fahd University of Petroleum & Minerals, Dhahran – Reino d’Arábia Saudita.
07/04/2000
Doutor Abdullah ben Ahmad Al-Rasheed, Vice-presidente para a Promoção de da Investigaçao Científica de la King Abdulaziz City for Science and Technology, Riyadh – Reino de Arábia Saudita.
05/04/2000
Professor, Doutor Mohammad Adnan Al-Bakhit, Presidente de Al al-Bayt University, Amman – Reino Hachemita de Jordania.
04/04/2000
Doutor Abdullah Mubarak Al-Refai, Presidente de Arabian Gulf University, Manama – Emirato do Bahreïn.
02/04/2000
Doutor Zohair Ezzuddin-Maimoon, NDH, PhD (USA), Al Jamea Saïfiyah Université, Surat – India.
02/04/2000
Professor Rachid Benmokhtar Benabdellah, Presidente de Al Akhawayn University, Ifrane – Reino de Marrocos.
26/12/1999
Citemos também os correios eletrónicos de :
Senhora Maryvonne Mavroukakis, bibliotecária da Biblioteca do Congresso, Washington DC, EUA
26/02/2019
Senhor Filippos Ch. Tsimpoglou, Diretor Geral da Biblioteca Nacional da Grécia
20/02/2019
Shri Prakash Javadekar, Ministro Indiano de Desenvolvimento de Recursos Humanos
15/01/2019
Senhor Jean-Michel Blanquer, Ministro da Educação Nacional e Juventude da República Francesa
26/12/2018
Para o Senhor Franck Riester, Ministro da Cultura da República Francesa, o Chefe de Gabinete, o Senhor Thomas Velter
12/12/2018
Para a Senhora Brigitte Macron, o Senhor Pierre-Olivier Costa, Assessor Especial do Presidente da República Francesa e Diretor do Gabinete da Senhora Brigitte Macron
16/11/2018
Dr. Suheir Wastawi, diretor executivo da Biblioteca Nacional do Catar
11/11/2018
Senhor Richard Ovenden, Diretor da Biblioteca Bodleian – University of Oxford (Reino Unido)
01/11/2018
Para o Honorável Alhaji Lai Mohammed, Ministro da Informação e Cultura da Nigéria, Sra. Etukudo, R.A, o Secretariado Federal
30/10/2018
Senhor Mario Veron Guerra, embaixador da República Argentina na França
26/10/2018
Senhor Mohammad Hazrat Ali Khan, Conselheiro e Chefe da Chancelaria da Embaixada da República Popular do Bangladesh na França
23/10/2018
Para o Senhor Emmanuel Macron, Presidente da República Francesa, o Chefe de Gabinete, Sr. François-Xavier Lauch
23/10/2018
Senhora Jalila Bouhalfaya-Guelmami, Diretora da Biblioteca do Instituto do Mundo Árabe, Paris
22/10/2018
Para Senhor Edouard Philippe, Primeiro Ministro da República Francesa, o Chefe de Gabinete, Sra. Anne Clerc
14/10/2018
– Senhora Valérie Plante, Prefeita de Montreal, Canadá
19/12/2017
– Para Senhor Narendra Modi, Primeiro-Ministro da república de Índia, Sh. Chandresh Sona, o Secretário Adjunto
21/09/2017
– Senhora Françoise Nyssen, Ministra da Cultura da República Francesa
22/08/2017
– Para Sua Carl XVI Gustaf, Rei da Suécia, Helena Garofalo, Secretária de Sua Majestade o Rei
16/08/2017
– Para Senhor Mark Rutte, Primeiro-Ministro dos Países Baixos, Senhora E. de Jong, O Serviço de Informação de Governo holandês
12/07/2017
– Senhor Abdoulaye Daouda Diallo, Ministro do Interior e da Segurança Pública da República do Senegal
05/07/2017
– Para Senhor Adama Barrow, Presidente da Gâmbia, Senhor Ebrima Ceesay, Secretário-Geral
27/06/2017
– Senhor Donald Tusk, Presidente do conselho europeu
22/06/2017
– Para Senhor Christian Kern, Chanceler Federal da Áustria, Senhora Helga Bandion, chefe de questões políticas gerais, o protocolo da Chancelaria Federal da Áustria
19/06/2017
– Para Senhora Angela Merkel, Chanceler Federal da Alemanha, o Conselheiro encarregado das relações com as comunidades religiosas, Dr. Rudolf Teuwsen
16/06/2017
– Para Sua Majestade Harald V, rei da Noruega, Secretário particular de Sua Majestade o Rei, Senhor Knut Brakstad
15/06/2017
– Para S.A.S. o príncipe Hans-Adam II do Liechtenstein, o Secretário do Príncipe, Senhora Elizabeth Van Eck
08/06/2017
– Senhor Mohamed Hassad, Ministro da Educação Nacional, da Formação Profissional, Ensino Superior e Investigação Científica do Reino de Marrocos
07/06/2017
– Para o Muito Honrado Bill English, o Primeiro-ministro da Nova Zelândia, O Chefe de correspondência, Senhora A. Ireton
07/06/2017
– Para Sua Majestade Filipe I, Rei dos Belgas, O Chefe do Protocolo na casa do Sua Majestade o Rei, O Coronel de Aviação Alain Gerardy
06/06/2017
– Para Sua Majestade Filipe VI, Rei de Espanha, O Chefe de Gabinete do planeamento e da coordenação, Senhor Emilio Tomé de La Vega
05/06/2017
– Senhor Hotmangaradja Pandjaitan, Embaixador da República da Indonésia em Paris
02/06/2017
– Senhor Gérard Collomb, Ministro do Interior da República Francesa
02/06/2017
– Senhor Bassirou Sène, Embaixador do Senegal em França
29/04/2016
01/06/2017
– Senhor e Senhora Emmanuel Macron, Presidência da República Francesa
31/05/2017
– Para Senhor Michael D. Higgins, Presidente da Irlanda, O Secretariado, Senhora Helen Walsh
31/05/2017
– Para Sua Majestade Margrethe II, Rainha da Dinamarca, A Assistente Pessoal de Sua Majestade a Rainha, Senhora Ingelise Riedel
30/05/2017
– Senhor Chakib Benmoussa Embaixador de Sua Majestade o Rei, Embaixada de Marrocos em Paris
29/05/2017
– Para Senhor Justin Trudeau, Primeiro-ministro do Canadá, O Agente da correspondência da direção A. Ibrahim
19/07/2016
05/07/2017
– Para Sua Alteza Real o Grão-Duque Henri de Luxemburgo, A Ordenança, Coronel Henri Chrisnach
20/06/2016
29/08/2017
– Senhor Charles Michel, Primeiro-ministro de Bélgica
15/06/2016
– Para Senhor Jean-Claude Juncker, Presidente da Comissão Europeia, O Conselheiro jurídico e principal, Senhor Michael Shotter
26/05/2016
– Senhora Najat Vallaud-Belkacem, Ministra da Educação Nacional, do Ensino Superior e da Investigação da República Francesa
19/05/2016
– Senhor Johann N. Schneider-Ammann, Presidente da Confederação Suiça
09/05/2016
– Para Senhor François Hollande, Presidente de la República Francesa, O Chefe de Gabinete, Senhora Isabelle Simar
09/05/2016
– Para Senhor Philippe Couillard, Primeiro Ministro do Québec, A Adjunta Política , Senhora Jade Nadeau
05/05/2016
– Senhor Bernard Cazeneuve, Ministro do Interior da República Francesa
03/05/2016
– Para Sua Majestade Philippe I, Rei dos Belgas, O Chefe de Gabinete adjunto e Conselheiro Diplomático de Sua Majestade o Rei,
Senhor Pierre Cartuyvels
28/04/2016
– Para Senhor Rafic Hariri, Presidente do Conselho de Ministros de la República Libanesa, A Assessora, Senhora Christiane Stahl
05/07/2000
– Para Sua Alteza Real Charles, Príncipe de Gales, O Escritório de Sua Alteza Real o Príncipe de Gales, Senhora Hilton Holloway
19/06/2000
– Para S.A.S. o Príncipe Herdeiro Alberto do Mónaco, O Secretariado Particular, Senhora Mireille Viale
08/06/2000
– Para Sua Majestade Juan Carlos, Rei de Espanha, O Secretário-geral, Senhor Miguel Guitart
05/06/2000
– Para Senhor Jacques Chirac, Presidente da República Francesa, O Chefe de Gabinete, Senhora Annie Lheritier
07/08/1998
17/08/1999
18/05/2000
– Sua Majestade Mohammed VI, Rei de Marrocos
02/08/1998
15/03/2000
– Senhor Faisal Alhegelan, Embaixador do Reino d’Arábia Saudita à Paris
22/07/1998
20/09/1999
– Para Sua Santidade O Papa João-Paulo II, O Assessor Monsenhor P. Lopez Quintana
20/08/1998
11/09/1999
– Para Senhor Kofi Annan, Secretário-geral das Nações Unidas, Secretário-geral das Relações Exteriores, Senhor Gillian Martin Sorensen
13/08/1998
04/08/1999
– Para Senhor Hosni Moubarak, Presidente da República Árabe d’Egipto, O Presidente da Administração Central para as Relações Públicas, Doutor Ibrahim Badr
16/08/1998
– Para Senhor Boutros Boutros-Ghali, Secretário-geral da Organização Internacional da Francofonia, O Conselheiro especial, Senhor Hervé Cassan
24/07/1998
– Senhor Ali Maher El-Sayed, Embaixador da República Árabe do Egito em Paris
22/07/1998
– Senhor Mongi Bousnina, Embaixador da República da Tunísia em Paris
22/07/1998